Quando devemos dar atenção às manchas na pele? Como podemos saber quais são suspeitas e como as podemos distinguir? Neste artigo, explicamos-lhe tudo.
As manchas são um problema de pele bastante comum e que afeta a maioria da população mundial. Podem surgir em qualquer zona do corpo, seja qual for a idade e ter diferentes formas e cores.
O seu aparecimento está, por norma, associado à exposição solar, no entanto, também se pode dever a outros fatores como a predisposição genética, as alterações hormonais, a certos medicamentos ou produtos, ao envelhecimento cutâneo ou a algum problema mais sério, como doenças e infeções na pele.
Nem todos os sinais que possuímos são potencialmente nocivos, pelo que é necessário saber diferenciá-los e perceber com as quais devemos ter especial atenção, para prevenir o agravamento de eventuais problemas.
As manchas são alterações nas diferentes estruturas da pele, como os vasos, células ou na produção da quantidade de melanina.
Se os vasos estiverem dilatados à superfície, podem observar-se manchas rosadas na pele, podendo estar associadas à rosácea ou varizes superficiais.
No caso de existir alguma disrupção nos vasos sanguíneos, podem aparecer manchas castanhas ou hematomas de cor roxa, que, gradualmente, podem ficar amarelas como consequência da deposição e oxidação do ferro dos glóbulos vermelhos na área.
As manchas castanhas podem ser originadas pela produção descontrolada de melanina por parte dos melanócitos — células que se localizam da camada mais profunda da epiderme e que produzem melanina. Sendo, por norma, a exposição ao solar a responsável pelo excesso de produção deste pigmento em certas zonas, levando ao aparecimento de irregularidades, que dão origem a manchas castanhas, mais ou menos escuras.
O aparecimento de inflamações e infeções, assim como reações a medicamentos também podem causar o aparecimento de manchas na pele. No entanto, estas caracterizam-se por serem acompanhadas de prurido, dor, febre e outros sintomas.
E os sinais? São manchas também? Os sinais são um tipo de marca, que por norma possuem um formato, uma borda e o tamanho mais bem definidos.
Devemos prestar atenção a todas as manchas que possuímos na pele. No entanto, devemos dar mais atenção a:
A deteção precoce das lesões cutâneas pode ser efetuada através de um autoexame ou por um médico dermatologista, que deve ser feito a cada dois meses.
Um método de autoavaliação bastante recomendado e fácil de pôr em prática. É o método ABCDE.
Este método deve ser aplicado quando as manchas possuem um aspeto diferente das marcas comuns ou sofrem alterações. Assim, na análise de cada sinal é necessário responder às seguintes questões:
A – A lesão é Assimétrica?
B – Tem Bordos irregulares ou indistinguíveis?
C – Mudou de Cor?
D – Tem um Diâmetro superior a 6 mm?
E – A sua forma, tamanho ou comportamento Evoluem ao longo do tempo?
Em suma, deve prestar especial atenção a manchas que:
Parecem feridas, mas não cicatrizam.
A olhar por gerações
De segunda a sexta-feira em Faro
“Autorizado a disponibilizar medicamentos não sugeitos a receita médica através da internet pelo Infarmed, I.P.”
A olhar por gerações
“Autorizado a disponibilizar medicamentos não sugeitos a receita médica através da internet pelo Infarmed, I.P.”
Aberto 24h
365 dias
* Chamada para a Rede Fixa Nacional
De segunda a sexta-feira em Faro