fbpx
voltar ao blogue
Como prevenir a gripe e quando se deve vacinar

Gripe e vacinação

A gripe é um dos principais problemas de saúde que ocorre no inverno, sendo dezembro e fevereiro os períodos em que o vírus da gripe se encontra mais ativo. 

Descubra mais sobre esta doença, como a prevenir e quando deve vacinar-se, neste artigo.

 

O que é a gripe?

A gripe é uma infeção viral originada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório.

Existem 3 tipos de vírus Influenza

  • Os vírus tipo A, que provocam a Gripe A ou gripe das aves, cujos hospedeiros naturais são as aves, mas que, através de mutações, podem afetar outras espécies.
  • Os vírus tipo B afetam principalmente a espécie humana e são menos comuns que o tipo A. Este tipo de vírus sofre menos mutações, potencializando a imunidade.
  • Os vírus tipo C, é a forma menos comum, que afeta seres humanos, cães e porcos.

 

Há muitas estirpes diferentes dos vírus da gripe tipos A e B, mas todos causam doença semelhante. O tipo A causa a maioria dos casos de gripe e os restantes casos devem-se ao tipo B. A gripe tipo C ocorre com menos frequência e afeta, maioritariamente, as crianças.

 

A transmissão da gripe ocorre de pessoa para pessoa ou através de objetos contaminados. Saiba mais em transmissão, duração e sintomas da gripe.

Fatores de risco na gripe

Existem alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolver gripe ou as suas complicações:

  • Idade: O vírus Influenza sazonal atinge com mais intensidade crianças com menos de 12 meses e adultos com 65 anos ou mais.
  • Sistema imunitário enfraquecido: Os tratamentos de quimioterapia, os medicamentos imunossupressores, o uso prolongado de esteroides, o transplante de órgãos, a leucemia ou as doenças sexualmente transmissíveis podem enfraquecer o sistema imunitário, que podem aumentar o risco de desenvolver complicações;
  • Doença crónica: Doenças crónicas e doenças pulmonares, como asma, diabetes, doenças cardíacas, doenças neurológicas ou de desenvolvimento neurológico, anomalias no desenvolvimento das vias aéreas e doenças renais, hepáticas ou sanguíneas, também podem aumentar o risco de complicações;
  • Gravidez: Mulheres com até duas semanas de pós-parto e mulheres grávidas têm maior probabilidade de desenvolver complicações, principalmente no segundo e terceiro trimestres de gestação. 

Obesidade: Pessoas com índice de massa corporal (IMC) de 40 ou mais apresentam risco aumentado de desenvolverem complicações resultantes da gripe.

Transmissão, duração e sintomas da gripe

A gripe é uma doença contagiosa, que se transmite pelo ar através das gotículas libertadas pela tosse, espirros ou fala, que podem ser inaladas diretamente ou podem contaminar objetos e depois transmiti-los através de contacto.

A transmissão pode ocorrer 2 dias antes dos sintomas surgirem ou até 7 dias depois e a doença pode durar entre 3 a 4 dias e demorar cerca de 2 semanas até à recuperação total. Em pessoas idosas ou doentes crónicos, este período pode estender-se e provocar complicações, nomeadamente pneumonia e a descompensação de doenças já existentes.

A gripe afeta o trato respiratório, ocasionando sintomas como tosse seca, dor de garganta e secreção nasal. Mas, se essa infeção viral evoluir, pode afetar também os pulmões, o cérebro e o coração. Por norma, o início da doença vem acompanhado de sintomas como febre alta repentina, dores no corpo, dor de cabeça e sensação de mal-estar

Para prevenir a transmissão desta doença existem algumas medidas que podem ser tomadas.

Cuidados para prevenir a gripe

  • Etiqueta respiratória: Para prevenir a disseminação das gotículas deve tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo.
  • Higienização das mãos: Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las durante 20 segundos com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70% sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes.
  • Vacinação: Pode receber a sua vacina numa unidade hospitalar mais próxima de si ou numa Farmácia. Consulte aqui as condições para a vacinação gratuita.

Como funciona a vacina para a gripe?

A vacina da gripe é a forma mais eficaz de prevenir esta doença que afeta, sobretudo, o aparelho respiratório.

A vacina contra gripe estimula a produção de anticorpos contra a proteína expressa no vírus Influenza, a hemaglutinina (HA). Dessa forma, quando o vírus entra no corpo, o organismo deteta a sua presença e os anticorpos atuam para o neutralizar, prevenindo assim a infeção.

Quem deve tomar a vacina da gripe?

A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada para os seguintes grupos prioritários, segundo a Direção-Geral da Saúde, nas suas recomendações atualizadas para a época 2020/2021:

  • Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos;
  • Doentes crónicos e imunodeprimidos a partir dos 6 meses de idade, incluindo mulheres em período de amamentação;
  • Grávidas (link) para proteção de evolução grave da gripe durante a gravidez e para proteção dos filhos durante os primeiros meses de vida;
  • Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (por exemplo, em lares de idosos).

Também se recomenda a vacinação às pessoas com idade compreendida entre os 60 e os 64 anos.

A vacina da gripe pode provocar a gripe?

Não. A vacina contra a gripe contém o vírus inativo, pelo que não pode provocar a doença.

Porque se deve tomar a vacina da gripe todos os anos?

O vírus da gripe tem a capacidade de mutar, ou seja, de se modificar geneticamente, de forma frequente, inclusive de um ano para o outro. Estas mutações permitem-lhe multiplicar-se com mais facilidade no nosso organismo e atrasar a resposta do sistema imunitário. Por isso, todos os anos é fabricada uma nova vacina contra a nova variante da gripe e é recomendada a sua toma aos grupos de maior risco.

Quando devo tomar a vacina?

1ª fase da vacinação gratuita

A primeira fase de vacinação tem início a 28 de setembro e destina-se à vacinação em determinados contextos, incluindo residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados, profissionais do SNS e às grávidas.

2ª fase da vacinação gratuita

Já a segunda fase tem início previsto a 19 de outubro e integrará os outros grupos alvo abrangidos pela vacinação gratuita, incluindo os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos. 

A vacina da gripe deve ser administrada durante o outono/inverno, de preferência até ao fim do ano civil.

Posso tomar a vacina da gripe com outras vacinas?

Sim. A vacina contra a gripe pode ser administrada juntamente com:

  • vacina contra a COVID-19: as vacinas devem ser administradas em locais anatómicos diferentes;
  • vacina pneumocócica;
  • vacina contra tétano e difteria;
  • vacina Tdpa na grávida.
Partilha com os teus amigos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

A olhar por gerações

Entregas ao domicílio

De segunda a sexta-feira em Faro

“Autorizado a disponibilizar medicamentos não sugeitos a receita médica através da internet pelo Infarmed, I.P.”

A olhar por gerações

“Autorizado a disponibilizar medicamentos não sugeitos a receita médica através da internet pelo Infarmed, I.P.”

Horário

Aberto 24h

365 dias

Entregas ao domicílio

De segunda a sexta-feira em Faro

Share this:

Like this:

Like Loading...
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de media social e analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso do nosso site com os nossos parceiros de media social, publicidade e análise. View more
Aceitar
Não Aceitar
%d bloggers like this: