Estima-se que cerca de 70% dos fumadores gostaria de deixar de fumar, se o conseguisse fazer com facilidade. Por tratar-se de uma dependência física e psicológica, é uma jornada muito desafiante, porém não impossível.
Neste artigo iremos falar sobre os benefícios de deixar de fumar e estratégias para o ajudar!
Os cigarros são compostos por uma série de substâncias químicas
São inaladas cerca de 4000 substâncias, 50 das quais são cancerígenas, ao fumar um cigarro.
Alcatrão, monóxido de carbono, acetona, butano e amoníaco são alguns dos componentes dos cigarros e são extremamente tóxicos para a saúde. Além dessas substâncias, os cigarros contêm também a nicotina, a responsável pela dependência.
O risco de desenvolver doenças cardiovasculares diminui
A partir do momento em que se deixa de fumar, os benefícios ocorrem quase de imediato. A longo prazo os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), doenças coronárias, entre outras, passa a ser igual a um indivíduo não fumador, aumentando a esperança média de vida e diminuindo o risco de morte prematura.
Estudos da Direção Geral de Saúde, mostram que as pessoas que tomaram a decisão de deixar de fumar, vivem mais 10 anos, em média, do que pessoas que continuaram a ser fumadoras.
Ex-fumadores apresentam mais energia e são mais ativos
Após 8 horas sem fumar, os níveis de monóxido de carbono presentes no sangue começam a baixar e os níveis de oxigénio a aumentar. Por consequência, a capacidade de respiração e a energia do indivíduo também aumentam.
Melhoria nas funções cognitivas
Os efeitos negativos do tabagismo não se limitam ao espetro físico. O cérebro é, também, um dos principais órgãos afetados, dando origem a casos de perda de memória, dificuldades em comunicar e diminuição da capacidade de aprendizagem.
Por cada cigarro fumado perdem-se, em média, 8 minutos de vida
No total, um homem arrisca perder cerca de 13 anos de vida, enquanto uma mulher perde cerca de 15 anos de vida.
Aconselhe-se com o seu médico de família
O seu médico irá fazer uma análise da sua motivação e dependência nicotínica e, melhor do que ninguém, conseguirá aconselhá-lo e dar-lhe a orientação que precisa.
Estabeleça uma data
Deixar de fumar imediatamente não é recomendado, pois pode causar mais danos do que benefícios. Este processo deve ser gradual. Para isso, pode estabelecer uma data, na qual gostaria de deixar de fumar, como objetivo.
Se for necessário recorra à medicação
Pode ainda utilizar a ajuda de produtos farmacêuticos, para diminuir a necessidade de fumar. Deixamos-lhe algumas das opções disponíveis no mercado. No entanto, recomendamos aconselhar-se com o seu médico ou farmacêutico, para selecionar o medicamento mais indicado para si.
Outras dicas para facilitar o percurso de deixar de fumar
Fazer exercício físico regularmente, evitar lugares com outros fumadores, utilizar pastilhas ou rebuçados como alternativa para quando sentir vontade de fumar, libertar-se de objetos relacionados com o tabaco e celebrar a conquista das suas metas, são algumas das estratégias que também pode adotar para o ajudar e o motivar!
Por fim, não desista!
O fator mais importante é a força de vontade. Por isso, para terminarmos este artigo, deixamos a dica mais importante para esta jornada: “Não desista!”, pois é uma decisão que lhe trará benefícios incríveis.
A olhar por gerações
De segunda a sexta-feira em Faro
“Autorizado a disponibilizar medicamentos não sugeitos a receita médica através da internet pelo Infarmed, I.P.”
A olhar por gerações
“Autorizado a disponibilizar medicamentos não sugeitos a receita médica através da internet pelo Infarmed, I.P.”
Aberto 24h
365 dias
* Chamada para a Rede Fixa Nacional
De segunda a sexta-feira em Faro