voltar ao blogue

Deixar de fumar!

Estima-se que cerca de 70% dos fumadores gostaria de deixar de fumar, se o conseguisse fazer com facilidade. Por  tratar-se de uma dependência física e psicológica, é uma jornada muito desafiante, porém não impossível. 

Neste artigo iremos falar sobre os benefícios de deixar de fumar e estratégias para o ajudar!

Razões para deixar de fumar

Os cigarros são compostos por uma série de substâncias químicas

São inaladas cerca de 4000 substâncias, 50 das quais são cancerígenas, ao fumar um cigarro.

Alcatrão, monóxido de carbono, acetona, butano e amoníaco são alguns dos componentes dos cigarros e são extremamente tóxicos para a saúde. Além dessas substâncias, os cigarros contêm também a nicotina, a responsável pela dependência.

O risco de desenvolver doenças cardiovasculares diminui

A partir do momento em que se deixa de fumar, os benefícios ocorrem quase de imediato. A longo prazo os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), doenças coronárias, entre outras, passa a ser igual a um indivíduo não fumador, aumentando a esperança média de vida e diminuindo o risco de morte prematura. 

Estudos da Direção Geral de Saúde, mostram que as pessoas que tomaram a decisão de deixar de fumar, vivem mais 10 anos, em média, do que pessoas que continuaram a ser fumadoras.

Ex-fumadores apresentam mais energia e são mais ativos

Após 8 horas sem fumar, os níveis de monóxido de carbono presentes no sangue começam a baixar e os níveis de oxigénio a aumentar. Por consequência, a capacidade de respiração e a energia do indivíduo também aumentam.

Melhoria nas funções cognitivas

Os efeitos negativos do tabagismo não se limitam ao espetro físico. O cérebro é, também, um dos principais órgãos afetados, dando origem a casos de perda de memória, dificuldades em comunicar e diminuição da capacidade de aprendizagem.

Por cada cigarro fumado perdem-se, em média, 8 minutos de vida

No total, um homem arrisca perder cerca de 13 anos de vida, enquanto uma mulher perde cerca de 15 anos de vida.

8 dicas para deixar de fumar

Aconselhe-se com o seu médico de família

O seu médico irá fazer uma análise da sua motivação e dependência nicotínica e, melhor do que ninguém, conseguirá aconselhá-lo e dar-lhe a orientação que precisa.

Estabeleça uma data

Deixar de fumar imediatamente não é recomendado, pois pode causar mais danos do que benefícios. Este processo deve ser gradual. Para isso, pode estabelecer uma data, na qual gostaria de deixar de fumar, como objetivo.

Se for necessário recorra à medicação

Pode ainda utilizar a ajuda de produtos farmacêuticos, para diminuir a necessidade de fumar. Deixamos-lhe algumas das opções disponíveis no mercado. No entanto, recomendamos aconselhar-se com o seu médico ou farmacêutico, para selecionar o medicamento mais indicado para si.

  • Vareniclina: é um medicamento com comparticipação, recomendado por ter uma elevada ligação e seletividade aos recetores de nicotina que estão presentes no cérebro. Este tratamento tem uma duração de 12 semanas e é necessária a prescrição médica. 
  • Bupropiom: assim como o anterior, este também tem comparticipação e necessita de prescrição para ser obtido. A eficácia deste medicamento deve-se à sua capacidade de selecionar e inibir a recaptação neuronal de neurotransmissores que estão relacionados com a nicotina. O tratamento tem uma duração de 8 a 12 semanas.
  • Dextazin: é um medicamento novo no mercado, que, ao contrário dos exemplos anteriores, não necessita de receita médica. Este tratamento tem uma duração de 25 dias e procura diminuir a satisfação obtida pelo uso do tabaco, minimizando os sintomas da abstinência da nicotina. Pode ser tomado antes do dia em que vai deixar de fumar, pois irá ajudá-lo a inibir a necessidade de fumar.

Outras dicas para facilitar o percurso de deixar de fumar

Fazer exercício físico regularmente, evitar lugares com outros fumadores, utilizar pastilhas ou rebuçados como alternativa para quando sentir vontade de fumar, libertar-se de objetos relacionados com o tabaco e celebrar a conquista das suas metas, são algumas das estratégias que também pode adotar para o ajudar e o motivar!

Por fim, não desista!

O fator mais importante é a força de vontade. Por isso, para terminarmos este artigo, deixamos a dica mais importante para esta jornada: “Não desista!”, pois é uma decisão que lhe trará benefícios incríveis.

As desvantagens são essencialmente três:

Partilha com os teus amigos

A olhar por gerações

Entregas ao domicílio

De segunda a sexta-feira em Faro

“Autorizado a disponibilizar medicamentos não sugeitos a receita médica através da internet pelo Infarmed, I.P.”

A olhar por gerações

“Autorizado a disponibilizar medicamentos não sugeitos a receita médica através da internet pelo Infarmed, I.P.”

Horário

Aberto 24h

365 dias

Entregas ao domicílio

De segunda a sexta-feira em Faro

Share this:

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: