voltar ao blogue

O que causa a queda de cabelo e como prevenir

Sabia que 70% das pessoas têm um aumento do número de cabelos que caem durante os meses de outono?

 

A queda de cabelo é um fenómeno que ocorre naturalmente ao longo do ciclo do cabelo e que nos atinge a todos. Mas, para saber se é normal ou se necessita de alguma avaliação médica, devemos perceber porque acontece e quando passa a ser atípico.

 

No artigo de hoje, iremos falar sobre tudo o que necessita de saber para identificar quedas de cabelo sazonais e quedas de cabelo incomuns.

Porque é que a queda de cabelo é mais acentuada no outono?

São muitas as causas para a queda de cabelo. Um aumento da perda de fios de cabelo, num determinado período do ano, pode ser uma reflexão de um período mais stressante, pode dever-se a um aumento das preocupações ou ao cansaço. Uma alimentação desequilibrada, a toma de determinados medicamentos, cirurgias, febre, alterações físicas ou hormonais, a herança genética e, no caso específico das mulheres, o parto, também se podem apresentar como causas da queda de cabelo. 

 

No entanto, existe uma maior queda de cabelo fisiológica e, que por norma é a que mais se nota, que advém de alterações climáticas, em particular nos primeiros meses de outono. 

 

Por norma, a queda de cabelo não é um sinal de alarme, sendo normal perder entre 60 a 100 fios de cabelo por dia, especialmente durante as épocas mais frias do ano, como outono e inverno. 

Nestas épocas, o cabelo cai com mais facilidade porque o frio faz contrair os vasos sanguíneos, especialmente na parte do corpo que menos tapamos – a cabeça, o que faz com que a raiz do cabelo receba menos sangue e menos nutrientes, levando ao aumento da queda de cabelo. 

 

Por outro lado, é expectável que essa queda diminua em épocas do ano mais quentes, como o fim da primavera e durante o verão.

 

Além disso, a utilização frequente de produtos para alisar o cabelo, a utilização de alisadores de cabelo ou penteados que podem levar à quebra do cabelo, também podem acentuar a queda de cabelo, assim como tratamentos de quimioterapia.

 

A queda de cabelo pode ocorrer durante semanas e verificar-se tanto pela perda de fios na lavagem, ao pentear ou na almofada, como pela perda de densidade capilar e espaçamento entre os cabelos.

Deixamos uma lista de várias coisas que podem causar queda de cabelo mais acentuada:

    • Excesso de stresse

    • Cansaço

    • Excesso de vitamina A ou B

    • Gravidez/parto

    • Alterações hormonais

    • Antidepressivos e outros remédios

    • Anemia

    • Hipotireoidismo

    • COVID-19

    • Intervenções cirúrgicas

    • Genética 

    • Micoses

    • Síndrome metabólica 

    • Síndrome dos ovários policísticos

    • Quimioterapia

    • Utilização de produtos e aparelhos de alisamento

    • Doenças autoimunes

Porque é que a queda de cabelo é mais acentuada no outono?

O crescimento e a queda do cabelo, podem resultar da oscilação entre as várias fases do ciclo de cada folículo, influenciadas pela exposição à luz solar.

 

A hipófise – glândula que controla o funcionamento das restantes glândulas endócrinas, ao detetar um aumento de exposição solar, em particular durante os meses de verão, desencadeia a produção de hormonas, como a melatonina e a prolactina. Esta ação, leva os folículos pilosos a entrar em fase de queda, acabando numa perda de um grande número de hastes pilares (cabelos) cerca de três meses mais tarde, na época do outono.

 

A queda de cabelo nesta altura é mais facilmente detetada por quem tem o cabelo comprido, o que explica por que as mulheres se apercebem mais da queda de cabelo do que os homens.

Como prevenir a queda de cabelo?

O tratamento aplicado para a sua queda de cabelo dependerá da causa do problema. Por exemplo, se a sua queda de cabelo é causada pelo mau funcionamento da tiróide, medicamentos para regular a glândula podem ajudar a diminuir esse sintoma. Da mesma forma, uma pessoa que tenha deficiência de vitaminas poderá beneficiar ao tomar um suplemento vitamínico. 

 

Já a queda de cabelo hereditária pode ser tratada com medicamentos ou transplante de cabelo.

Caso a queda de cabelo seja causada por um agente que pode ser controlado, como stresse ou medicamentos, será possível tratar o problema atacando a causa, através de:

    • Medicamentos

    • Vitaminas para a queda de cabelo

    • Champôs e loções capilares 

    • Infiltração com corticoide na raiz do cabelo

Deverá discutir a melhor opção de tratamento com o seu médico ou farmacêutico.

 

O nosso couro cabeludo tem mais de 100 mil fios. Perder alguns cabelos é normal. No entanto, se tiver alguma dúvida ou achar a sua queda de cabelo atípica, poderá entrar em contacto com um profissional de saúde para avaliar a sua situação.

Partilhe o artigo

A olhar por gerações

Entregas ao domicílio

De segunda a sexta-feira em Faro

“Autorizado a disponibilizar medicamentos não sugeitos a receita médica através da internet pelo Infarmed, I.P.”

A olhar por gerações

“Autorizado a disponibilizar medicamentos não sugeitos a receita médica através da internet pelo Infarmed, I.P.”

Horário

Aberto 24h

365 dias

Entregas ao domicílio

De segunda a sexta-feira em Faro

Share this:

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: