voltar ao blogue

A Importância do Protetor Solar Facial

O verão é sinónimo de uma alta exposição dos raios ultravioleta e também de que o cuidado com a nossa pele, especialmente a pele do rosto, terá de ser redobrado. O protetor solar facial é um dos produtos de cuidados para a pele indispensável na rotina de skincare.

Antes de falarmos sobre como o protetor solar atua e quais os seus benefícios, vamos primeiro perceber o que são os raios UV.

O que são os raios UVA e UVB?

 radiação ultravioleta é um tipo de radiação eletromagnética ionizante proveniente do sol com alto poder de penetração na pele humana. Esta dividida de acordo com a sua capacidade energética em raios UVA, UVB e UVC. No entanto, vamos apenas falar sobre os dois primeiros, que são os que afetam a nossa pele. 

 

Os raios UVA são os mais perigosos. Estes conseguem penetrar a epiderme e chegar à derme, provocando  o envelhecimento prematuro da pele. Correspondem a 95% dos raios ultravioleta que atingem a superfície da Terra, sendo eles resistentes, podem atravessar vidros, nuvens e principalmente a nossa epiderme chegando à derme. Os raios UVA são indolores, mas não são inofensivos.

 

Os raios UVB atingem apenas a camada mais superficial da pele, a epiderme. São responsáveis por ativar o processo de bronzeamento natural da pele, mas também os principais causadores de queimaduras solares, algumas reações alérgicas e cancro da pele. Ao contrário dos UVA, os raios UVB são neutralizados pelas nuvens e vidros.

Como atua o protetor solar contra os raios ultravioleta?

A exposição solar sem uma proteção adequada pode levar a graves problemas de pele, como as queimaduras solares, danificação das células, manchas escuras e até mesmo cancro da pele.

O protetor solar facial com FPS (Fator de Proteção Solar) é elaborado para criar uma barreira física ou química que absorve ou reflete os raios UVA e UVB. Ao aplicá-lo diariamente, reduz significativamente o risco de danos causados pelo sol.

Prevenção de envelhecimento precoce com o protetor solar

O sol é uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele. Os raios UV danificam as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, dando origem a rugas, linhas finas e flacidez.

Ao utilizar protetor solar facial diariamente, ajudará a prevenir esses efeitos indesejados, mantendo a elasticidade e firmeza. 

Redução de manchas e hiperpigmentação com o auxílio do protetor solar

A exposição solar excessiva pode levar ao desenvolvimento de manchas escuras e hiperpigmentação na pele. O uso diário de protetor solar facial ajuda a prevenir a formação de manchas e a reduzir a intensidade da hiperpigmentação.

Proteção contra outros fatores externos

Além dos raios solares, a nossa pele também está exposta a outros fatores, como a poluição. O protetor solar facial, atua como uma barreira protetora, minimiza os danos causados por estes fatores externos e mantém a pele saudável.

Um a outra nota importante é que deverá utilizar protetor solar todos os dias, além dos dias de maior exposição solar. Os raios UV estão presentes o ano inteiro, mesmo num dia nublado ou até chuvoso e ainda nas estações mais frias.

É também importante salientar que o fator de proteção solar não deve ser inferior a 30, para garantir a proteção mínima.

 

Não se esqueça de incorporar o protetor solar facial na sua rotina diária de cuidados de pele.

Partilha com os teus amigos

A olhar por gerações

Entregas ao domicílio

De segunda a sexta-feira em Faro

“Autorizado a disponibilizar medicamentos não sugeitos a receita médica através da internet pelo Infarmed, I.P.”

A olhar por gerações

“Autorizado a disponibilizar medicamentos não sugeitos a receita médica através da internet pelo Infarmed, I.P.”

Horário

Aberto 24h

365 dias

Entregas ao domicílio

* Chamada para a Rede Fixa Nacional

De segunda a sexta-feira em Faro

Share this:

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: