O paracetamol e o ibuprofeno são duas opções muito conhecidas no que toca ao alívio da dor e na redução da febre. Ambos são medicamentos populares e de fácil acesso, uma vez que dependendo da dosagem não necessitam de receita médica.
No entanto, é fundamental compreender as diferenças entre eles para conseguir fazer a escolha certa no momento de os tomar.
O paracetamol é um medicamento analgésico e antipirético, ou seja, é um medicamento que alivia pequenas dores como dores de cabeça, sintomas de constipação, dores da menstruação, entre outras e que reduz ou previne a febre.
O ibuprofeno é um medicamento anti-inflamatório não esteróide (AINE), por outras palavras, é um medicamento utilizado não só para reduzir a dor e a febre como também a inflamação e não é derivado da cortisona. É um medicamento que deve ser tomado quando temos uma dor moderada, mas que envolve inflamação, por exemplo, em casos de dores de garganta, entorses, gripe e inchaços. No entanto, também pode ser tomado em casos de dores musculares ou menstruais.
A escolha entre o paracetamol e o ibuprofeno depende da dor e se está com inflamação ou não, pois como referimos anteriormente em caso de inflamação a escolha mais acertada é o ibuprofeno. Contudo, este medicamento pode irritar o estômago e deve ser tomado com alimentos ou em alguns casos com um protetor gástrico.
Se for apenas uma dor ligeira ou um desconforto geral como uma dor de cabeça ou dores menstruais, o paracetamol é o mais recomendado, pois sendo processado no fígado, causa menos irritação no estômago e menos problemas gastrointestinais.
Sim, tanto o paracetamol como o ibuprofeno podem ser tomados em conjunto ou com outros fármacos.
No entanto, se estiver a tomar outros medicamentos, deve sempre informar o seu médico ou o farmacêutico que o estiver a atender.
Se tem qualquer tipo de hipersensibilidade aos componentes, possui histórico ou atual quadro de hemorragia ou perfuração gastrointestinais, problemas de coagulação ou insuficiências cardíaca, hepática ou renal graves, não deve tomar ibuprofeno nem paracetamol. No entanto, aconselhamos a que se informe sempre com o seu médico ou farmacêutico.
Gostava de saber qual a diferença entre medicamentos genéricos e medicamentos de marca? Aceda ao nosso artigo de blogue aqui
Se quer saber mais sobre antibióticos também poderá ler este artigo: Para que servem os antibióticos?
A olhar por gerações
De segunda a sexta-feira em Faro
“Autorizado a disponibilizar medicamentos não sugeitos a receita médica através da internet pelo Infarmed, I.P.”